Recentemente a OMS incluiu a velhice na Classificação de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. Isto equivale a classificar oficialmente a velhice como doença. Mas existe um livro, a Bíblia, que olha para a velhice de maneira exatamente contrária à da nossa cultura.
O livro de Genesis, 25:8: “Expirou Abraão; morreu em ditosa velhice, avançado em anos…”
A Bíblia vê a idade mais avançada como sinal de bênção e repetidamente nos convoca a honrar os mais velhos, veja isto:
Todos os candidatos viáveis a presidência dos EUA em 2020 eram septuagenários, exibindo a tendência demográfica que cada vez mais pessoas tem vidas mais longas e são ativos por mais tempo. Do lado Democrata, Bernie Sanders tinha 78 anos, assim como Mike Bloomberg. O ex-vice-presidente Joe Biden tinha 77 anos e a senadora Elizabeth Warren tinha 70 anos.
Pelos Republicanos, Donald Trump tinha 73 anos e o desafiante pela indicação, Bill Weld, tinha 74 anos. Quando Trump assumiu a presidência, com 70 anos, ele foi o mais velho presidente a assumir o cargo nos EUA. Ou seja, Joe Biden ao assumir o cargo da presidência bateu este recorde.
Veja esta foto de um notável Premio Nobel, Vernon Smith.
Quando Vernon ganhou o Premio Nobel de Economia ele tinha 75 anos, isto permite, sem dúvida, afirmar que este será o século da maturidade. Tal prova é que a população mundial está mudando: pela primeira vez, há mais pessoas com mais de 64 anos do que crianças menores de 5 anos.
Infelizmente a velhice é um privilégio que nem todos desfrutam, talvez seja o momento de relembrar as sábias palavras de C.S. Lewis:
“Você nunca é tão velho que não possa vencer novamente ou que não possa sonhar novamente.”
Todas as pessoas que comentei são indivíduos que não se aposentaram de si mesmos e recusaram as regras antigas de que deveriam se “comportar como velhos.” Pelo contrário, se antes se dizia que a vida começava aos 40 (ou aos 50), para estes com certeza a vida começa aos 70.
Ah, um detalhe, o governo atual tem 5 ministros com mais de 70 anos, inclusive Paulo Guedes, da Economia.