Foto notícia - O poder da Palavra de Deus – O exemplo de Jorge Vungulipi

O poder da Palavra de Deus – O exemplo de Jorge Vungulipi

“Como pensei, assim será, e, como determinei, assim acontecerá.”

                               Is 14:24

Jorge Vungulipi foi uma típica “criança soldado” de Angola.  Aos nove anos já lidava com armas letais russas e com 15 anos já era um franco-atirador e um executor impiedoso.

Aos 16 anos torna-se oficial do Exercito de Angola e parte para a antiga União Soviética para 4 anos de intensivo treinamento militar. Posteriormente, passa 2 anos em Cuba, complementando seus estudos militares.
Precocemente torna-se coronel e assume o comando das Forças Especiais de Angola.
Isto significava que os pelotões de fuzilamento estavam sob seu comando.  E dentre os que eram executados, além dos inimigos políticos, estavam alguns cristãos.

Certa feita, antes de ordenar o fuzilamento de um pastor, ele resolve atender ao ultimo pedido e, aproximando-se, a vitima apenas retirou um Novo Testamento do bolso, entregou-lhe e disse:

“Pai, perdoa este jovem, pois ele não sabe o que está fazendo.”

Aquelas palavras impactaram profundamente o coronel Jorge.  Mas ele se recusa a ler aquele livro presenteado.

Tempos depois, ele viaja para outro treinamento militar no Congo e, em Kinshasa, ele encontra um Novo Testamento dos Gideões Internacionais no quarto do hotel. Novamente as palavras daquele pastor veem à mente e, então, começa a ler algumas paginas. Embora acostumado aos embates da luta e ao sofrimento da guerra, o coronel Jorge não consegue conter o choro intenso.

A transformação que se segue é tão profunda, que além de se tornar cristão, ele se informa sobre os Gideões e reativa o trabalho gideônico em Angola que tinha sido encerrado pelo próprio governo que ele servia, tornando-se seu Coordenador Nacional.
E mais, acaba convidando outros colegas de farda, como o Coronel Carlos Jordan, que também se converte e semelhantemente se torna também o seu sucessor como Coordenador Nacional dos Gideões em Angola.

Eu posso resumir a vida do Coronel Jorge perguntando qual outro livro ou filosofia pode promover uma transformação tão radical na natureza humana como a dele?
De Saulo a Paulo. De assassino de pastores a distribuidor de Bíblias.

O nosso erro hoje é pensar que a Bíblia, por preconceitos modernos, trata apenas de uma fatia bem estreita da vida.
Você já pensou como é incrível que a mensagem da Bíblia e o Evangelho pode ser vivido nas culturas mais primitivas ou mais sofisticadas da Terra – em todas as épocas? Que ela pode ser entendida e praticada por crianças ou adultos, apesar de todos os ataques que tem sofrido?

Eu não sei o nome daquele pastor, mas ele me confirmou que nada, nenhum outro livro ou qualquer outra doutrina é capaz de fazer o que a Bíblia faz. Esta é a lição que levo de Angola.

Assine nossa

Newsletter

e fique por dentro dos novos posts e artigos, assim que estiverem disponíveis. Acompanhe através de nossos canais abaixo.