Foto notícia - Ar condicionado: um exemplo de como o mundo melhorou

Ar condicionado: um exemplo de como o mundo melhorou

Willis Haviland Carrier foi um engenheiro americano que criou a primeira moderna unidade de ar condicionado, um invento que poucos tem ideia de como este aparelho mudou o mundo em que vivemos. Esta invenção permitiu que nossa espécie habitasse lugares anteriormente inóspitos; trouxe aumento da produtividade do trabalho quando instalado em fábricas e escritórios em todo o mundo; e salvou milhões de pessoas de mortes relacionadas ao calor.

Carrier passou os primeiros meses de seu novo trabalho trabalhando em um sistema de aquecimento para secar madeira e café. Ao fazê-lo, ele acabou criando a primeira unidade de condicionamento de ar do mundo em 1902.

Naquele ano, a Bolsa de Valores de Nova York tornou-se o primeiro prédio a receber ar condicionado, e, em 2 de janeiro de 1906, Carrier recebeu uma patente para um “aparelho de tratamento de ar”.

Graças à invenção de Carrier, a humanidade foi capaz, pela primeira vez em sua história, de controlar de forma consistente e precisa o clima dentro dos edifícios. Isto melhorou a produtividade e reduziu as taxas de acidentes de trabalho. Além do mais, foi impactante a queda nas taxas de mortalidade nos EUA, que costumavam ser mais altas no verão e no inverno do que na primavera e no outono, e muito mais alto no sul dos EUA do que no norte dos EUA. Em 1951, a taxa de mortalidade infantil no Sul era 45% mais alta do que na Nova Inglaterra. Em 1990, era apenas 13% maior.

Desde a sua criação, o ar condicionado salvou e melhorou milhões de vidas.

Embora o condicionamento de ar tenha sido originalmente usado para fins industriais, durante o boom econômico do pós-guerra dos anos 1950, ele cresceu em popularidade e seu uso se expandiu para escritórios, hotéis, lojas, cinemas e casas particulares.

Uma das coisas mais impressionantes sobre a invenção do ar condicionado é a rapidez com que passou de um bem de luxo reservado apenas para os mais ricos da sociedade, para se tornar acessível às massas.

Finalmente, dado a sua popularidade, o custo decrescente do ar-condicionado é uma tendência comum em quase todos os eletrodomésticos, desde torradeiras a televisores, de lava – louças a microondas , de churrasqueiras a liquidificadores. 

Enquanto esperamos que o tempo mais frio retorne, devemos agradecer que uma máquina que salvou e melhorou milhões de vidas ao redor do mundo continua a se tornar cada vez mais acessível e abundante.

O ar condicionado é uma prova de que o mundo melhorou.

Assine nossa

Newsletter

e fique por dentro dos novos posts e artigos, assim que estiverem disponíveis. Acompanhe através de nossos canais abaixo.