“Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR nasce sobre ti.”
Is 60:1
Nenhuma história foi recontada com mais frequência ou mais valorizada do que o Natal. Portanto, não quero ser repetitivo dentre as tantas mensagens que você já recebeu hoje.
Permita-me apenas contar uma história da Polônia, onde a história do Natal começa 2 ou 3 dias antes do dia 24, com a compra de uma carpa viva.
O peixe fica na água da banheira da casa até 24 de dezembro, quando é transformada em um banquete de 12 pratos conhecidos como Wigilia (um prato para cada um dos 12 apóstolos).
O fato do jantar do Natal chegar vivo na cozinha de partes da Europa Oriental foi uma tradição mantida pela falta da refrigeração nos tempos antigos. Ter gelo era um privilégio dos ultra ricos.
Na noite de hoje certamente a sua ceia foi de algum animal, que foi mantido no congelador. Isto foi graças a homens e mulheres que no passado usaram sua criatividade e talento em novas invenções como a refrigeração.
Tente imaginar esta pandemia há 30 anos. Ter uma comida em casa, realizar o trabalho de forma virtual ou ter uma vacina em um tempo tão curto seria praticamente impossível sem as tecnologias trazidas pelo mercado.
Assim, o fato de podermos ter em 2022, apesar da pandemia e guerras, um Natal mais rico do que o de nossos antepassados é fruto de trabalho árduo e de engenhosidade de milhares de empresários e trabalhadores em todos os cantos do planeta.
Uma criança nascida hoje, véspera de Natal, tem mais chance de chegar à aposentadoria que seus antepassados tinham de chegar ao quinto aniversário. Portanto, quero relembrar duas coisas:
Primeiro, de prestar homenagem a esta figura tão maltratada do empreendedor, mas que é a peça chave nestes avanços na qualidade de vida.
Segundo, e mais importante, Natal é muito mais do que o nascimento de uma criança – até mesmo o nascimento do Salvador. É sobre a Encarnação. É o próprio Deus, Criador do Céu e da Terra, invadindo o planeta Terra, fazendo-se carne e habitando entre nós. Esta é uma notícia de abalar toda a terra e dá a mim e a você o verdadeiro motivo para comemorar o Natal.
Se você está desconfortável no meio desta pandemia, lembre-se que na véspera do Natal de 1941, no meio da catástrofe humana mais sangrenta da história, Winston Churchill entregou a seguinte mensagem, compartilhada até pela Casa Branca:
“Esta é uma estranha véspera de Natal.
Quase todo o mundo está travando uma luta mortal e, com as mais terríveis armas que a ciência pode inventar, as nações avançam umas sobre as outras.
Aqui, no meio da guerra, furioso e rugindo por todas as terras e mares, rastejando mais perto de nossos corações e casas, aqui, em meio a todo o tumulto, temos esta noite a paz do espírito em cada casa de chalé e em cada coração generoso.
Que nós, adultos, compartilhemos ao máximo seus prazeres irrestritos antes de voltarmos para a dura tarefa e os anos formidáveis que estão diante de nós, resolvidos que, por nosso sacrifício e ousadia, esses mesmos filhos não serão roubados de sua herança ou negado o seu direito de viver em um mundo livre e decente.
E assim, pela misericórdia de Deus, um feliz Natal a todos.”
Sim, pela misericórdia de Deus, desejo um Feliz Natal e um 2023 com muita saúde!