Foto notícia - O Dia de Ação de Graças

O Dia de Ação de Graças

“Jamais digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Pois não é sábio perguntar assim.”
Eclesiastes 7:10

Muito se fala do “excepcionalismo americano”, uma expressão que moldou o senso de propósito dos americanos. Esta ideia vem de um dos grandes discursos da história da América, um sermão intitulado “Um Modelo de Caridade Cristã” proferido pelo puritano John Winthrop e que ficou conhecido pelo uso da frase bíblica “a cidade sobre uma colina”.

Foi nesta época que os peregrinos estabelecidos em Plymouth Rock instituíram o “Dia de Ação de Graças”, comemorado hoje nos EUA. Não se trata apenas de um dia de gratidão. Quando desembarcaram, os peregrinos estabeleceram um sistema econômico no qual todas as suas colheitas seriam possuídas em comum e a mesma seria distribuída a cada família de acordo com as suas necessidades.

Mas quando tudo era propriedade de todos, as pessoas procuravam desculpas para evitar trabalhar nos campos e as colheitas não eram suficientes para manter todos alimentados. O resultado foi uma implacável fome. Foi neste momento que o governador William Bradford declarou o fim do socialismo em Plymouth Rock.

Ele anunciou que toda família seria responsável pelo plantio e colheita de suas próprias plantações e estaria livre para manter os frutos de seu trabalho. A mudança foi dramática e obtiveram uma colheita abundante e comida mais do que suficiente para todos. Desta forma, eles instituíram o “Dia de Ação de Graças”. Mas veja este gráfico abaixo:

O “Dia de Ação de Graças” não foi apenas uma maneira de agradecer a abundância que havia sido criada através do “milagre do mercado” e a dura comprovação do experimento fracassado com o socialismo. Neste dia, os americanos aprenderam que a responsabilidade individual e a liberdade são o caminho para um sistema econômico que traga prosperidade e harmonia e que seja consistente com as leis da natureza e as leis de Deus. Mas esta imagem mostra que além disto, as forças competitivas do capitalismo é que tornam a comida cada vez mais acessível. Fica claro que o custo de um jantar de Ação de Graças está caindo com o tempo.

Estamos ficando mais ricos com o tempo, graças à livre empresa. A quantidade de trabalho necessária para comprar o jantar de Ação de Graças está decrescente. Isto é uma conquista notável dos mercados. Hoje realmente é um dia de agradecer. Agradecer a Deus pelo dom da vida e a liberdade para poder empreender e inovar.

Assine nossa

Newsletter

e fique por dentro dos novos posts e artigos, assim que estiverem disponíveis. Acompanhe através de nossos canais abaixo.