Você já ouviu falar em Jessica Jackley? Ou alguma coisa sobre Kiva?
É uma historia de “Quando a Fé encontra o Espírito Empreendedor”!
Em vez de coletar doações, a Kiva começou pedindo a várias pessoas dinheiro para ser emprestado, sem juros, para aspirantes a empreendedores nos países em desenvolvimento.
A história desta jovem é a jornada de uma benfeitora que começou em uma pequena escola dominical de uma igreja para se transformar em uma líder reconhecida internacionalmente no mundo dos negócios.
Esta história começou com um versículo da Bíblia, quando Jesus foi perguntado e responde sobre “os pobres, você terá sempre com você” (Mateus 26:11). Veja a interpretação dela:
“Agora eu sei que a história por trás deste versículo é mais do que eu imaginava como uma criança. Eu costumava imaginar uma longa fila de pessoas pobres me seguindo por toda parte, o que me aterrorizava. Mas na realidade, isto mostra a ideia de que haverá sempre necessidade em cada um de nós, o que faz mais sentido para mim hoje.
Existem diferentes tipos de pobreza, incluindo a pobreza espiritual, a pobreza relacional, emocional e da pobreza econômica. Há todo o tipo de necessidades que encontramos como seres humanos; todos nós experimentamos a pobreza em algum momento de nossas vidas. Necessidade é universal.”
Ela continua:
“Acabei me afastando da ideia de que a única maneira de ajudar os pobres é através da doação de alguma coisa.
Hoje entendo que o empreendedorismo é parte da solução também.
Este modelo é uma forma de servir aos outros e dar-lhes uma maneira de como mudar suas vidas para melhor. É uma maneira muito digna, pura, para capacitar alguém. Se você realmente confiar na capacidade de alguém para tornar a vida melhor para si mesmo. É como você entrega o dinheiro e diz: ‘Use isto da maneira que você acha que é melhor.
Há algo sobre ter uma visão para o futuro e perseguir essa visão para fazer coisas melhores para si e sua família, mesmo quando você não tem o suficiente ou não ter ganho o suficiente. Eu acredito que tudo é sobre fé, em seu núcleo.
Em sua própria maneira, grandes empresários têm de desenvolver os músculos de fé.
Eu acredito que o empreendedorismo tem uma atitude incrível, redentora. Ele nos ensina como viver a vida de uma forma que é a solução de problemas e constantemente esperançoso e otimista como redenção do mundo.
É sobre criar algo a partir do nada, sobre a criação de valor.”
Hoje a Kiva é um grande fundo de investimento e já tem 730 milhões dólares em empréstimos em 83 países, financiando empreendedores na agricultura, fabricação de roupas, e transporte, só para citar algumas áreas de atuação.
Incrível o que um simples versículo bíblico em uma escola dominical acabou provocando!