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O Poder Econômico na Luta por Igualdade

Ontem foi o feriado nos EUA em homenagem ao Reverendo Martin Luther King, Nobel da Paz de 1968.
É única homenagem a um civil nos EUA.
Mas eu gostaria de ampliar o raciocínio e trazer à lume, que quando homenageamos a incrível vida e obra do Dr. King e de muitos outros que lutaram pela igualdade racial nos Estados Unidos, não esqueçamos o sistema mais eficaz concebido para a eliminação da desigualdade: o livre mercado.
É claro que algumas decisões judiciais foram fundamentais para o Movimento dos Direitos Civis.

Mas a data base que definiria o início do movimento começou em um ponto de ônibus em Montgomery, Alabama.
Na noite de 1º de dezembro de 1955, Rosa Parks, embarcou em um ônibus público no centro da cidade da capital do Alabama.
Em apenas alguns quarteirões, Parks, uma mulher negra, foi instruída a ceder seu assento para o excedente de passageiros brancos que haviam embarcado e a recuar mais no ônibus.
Parks recusou.
O motorista do ônibus chamou a polícia e ela foi presa.
Na semana seguinte, a comunidade negra de Montgomery lançou um protesto altamente organizado que durou um ano e que mudaria a história americana para sempre.

No cerne do lendário boicote aos ônibus de Montgomery estava o poder transformador e libertador do livre mercado.
Desde a virada do século XX, as leis municipais exigiam a segregação racial em espaços públicos, incluindo linhas de transporte público.
A Montgomery City Line, claro, teve de seguir leis públicas para poder operar legalmente, mas ainda tinha um mandato abrangente que ditava o seu negócio: a necessidade de obter lucro.
A fim de maximizar a sua rentabilidade face a um sistema social surpreendentemente ineficiente (para não mencionar discriminatório) como o da segregação, a empresa de ônibus implementou um protocolo de assentos flexível que acomodou a mudança na composição racial dos passageiros do ônibus de uma parada para a seguinte.
O protocolo empregou uma placa móvel para ajustar o tamanho da seção “somente para brancos” do ônibus.
De acordo com a lei e os costumes locais, os cavaleiros brancos eram preferidos ao conforto dos cavaleiros negros. A economia de obter lucro, no entanto, exigia uma realidade muito diferente.
A compra de passagens pelos passageiros negros era essencial para a rentabilidade da empresa de ônibus.

As regulamentações governamentais racistas poderiam impor encargos às empresas, mas não substituíam a realidade do mercado.
Os lucros exigiam a reserva de espaço – mesmo que fosse um espaço menos preferível socialmente – para clientes negros pagantes.
Isso deu a essas pessoas poder de compra e, em última análise, poder político.
As leis imutáveis dos mercados permitiram à comunidade negra de Montgomery utilizar a retenção das tarifas de ônibus através do boicote organizado para transformar efetivamente a empresa de ônibus urbanos num aliado para a reforma legal.
Como a empresa precisava dos dólares provenientes da compra de bilhetes dos passageiros negros, não teve outra escolha senão pressionar a cidade para reformar a lei.
Não houve sequer necessidade de uma mudança imediata de opinião por parte dos operadores dos ônibus.

Era uma realidade econômica simples e irrefutável.
O brilho do boicote aos ônibus de Montgomery foi reconhecer o incrível poder dos clientes negros diante de um sistema tão degradante.
Hoje, pode parecer algo simples, mas foi uma imensa contribuição do mercado para encerrar aquele capítulo de discriminação nos EUA.

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