Foto notícia - Dívida Pública

Dívida Pública

“Abençoados os jovens, pois eles herdarão a dívida nacional.”                      
Herbert Hoover

É impressionante o que o medo faz: ninguém reclama do gigantesco déficit estatal que estamos gerando.

Da mesma forma, os governantes aproveitam este momento para avançar nos gastos públicos, pois as pessoas estão mais dispostas a aceitar que o governo cuidará delas. Parece ter instalado no mundo a sensação de que as despesas públicas não são um problema, mas, no entanto, fica claro que estamos hipotecando o futuro da nação.

Veja o caso dos EUA, país onde se coleta informações mais facilmente. Até o momento, o governo federal americano já gastou para alívio e estímulo econômico na pandemia (em dólares):

CARES Act: 2,2 trilhões

American Rescue Plan:  1,9 trilhões  

Paycheck Protection Program and Health Care Enhancement Act:  483 bilhões

Consolidated Appropriations Act: 920 bilhões

Vários: 500 bilhões

Total: 6 trilhões de dólares, algo de um alcance inimaginável de gastos.

Para se ter uma ideia deste montante, veja quanto custou para os EUA, a valores de hoje, financiar vários outros momentos importantes da sua história.

New Deal: O Federal Reserve Bank de St. Louis estimou que o New Deal custou um pouco mais de 800 bilhões.

Programa Apollo:  A The Planetary Society revelou que o custo ajustado pela inflação para 2020 dos 13 anos de execução do Programa Apollo e programas associados atingiu US $283 bilhões.  Ou seja, o governo federal poderia ter financiado todo o programa Apollo, até o momento a mais notável conquista técnica da humanidade, cerca de 21 vezes com o dinheiro do estímulo.

Primeira Guerra Mundial: O envolvimento americano na Primeira Guerra Mundial custou ao contribuinte americano 334 bilhões de dólares ajustados pela inflação em 2020.  Dinheiro gasto para viabilizar a “Guerra para Acabar com Todas as Guerras”.

Segunda Guerra Mundial: A Segunda Guerra Mundial, um conflito verdadeiramente global e a catástrofe humana mais sangrenta da história, custou 4,1 trilhões ao longo de quatro anos.  Para atender a II GG, as taxas de impostos dos americanos saltaram de 4% para 23%.

Fonte das duas Guerras: Norwich University.

Conclusão: cerca de 25% de todo o déficit americano desde 1776, data de sua independência, foi feito nos últimos 12 meses.   Isto não é sustentável.

Agora você pode avaliar quão gigantescos são os cheques que os governo dos EUA têm preenchidos durante a pandemia. Pior, este é o caminho tomado pela maioria das nações, incluindo o Brasil.Nenhum projeto do passado foi maior do que nossa farra de gastos atual.

É fácil justificar a dívida para pagar os projetos que acreditamos serem necessários durante a pandemia, mas temos que perguntar: É justo reduzir a capacidade das gerações futuras de pagar por seus projetos para que possam pagar pelo que estamos fazendo agora?

Assine nossa

Newsletter

e fique por dentro dos novos posts e artigos, assim que estiverem disponíveis. Acompanhe através de nossos canais abaixo.