Foto notícia - Comer Local Não Salva o Planeta — Mas o Agro Brasileiro Pode

Comer Local Não Salva o Planeta — Mas o Agro Brasileiro Pode

Talvez o ingrediente secreto para uma sociedade mais livre e próspera seja simples: respeito pela escolha — nos negócios e além.

Sim, cada consumidor é livre para fazer suas escolhas, principalmente quanto à sua alimentação.

Dito isso, uma das campanhas mais presentes atualmente ao redor do mundo é o apelo pela comida produzida na região do consumidor.

“Comer local” é uma recomendação que você ouve com frequência — até mesmo de fontes importantes, incluindo as Nações Unidas.

Embora possa fazer sentido intuitivamente — afinal, o transporte gera emissões —, trata-se de um dos conselhos mais equivocados.

Embora possamos pensar que os “quilômetros alimentares” — a distância que nossos alimentos percorrem para chegar até nós — desempenham um papel relevante, o transporte é responsável por apenas 5% das emissões globais do nosso sistema alimentar.

Isso ocorre porque a maior parte dos alimentos do mundo é transportada por barco, e o transporte marítimo é um dos meios com emissões de carbono relativamente mais baixas.

O gráfico abaixo mostra que transportar um quilo de alimento por barco emite 50 vezes menos carbono do que por avião e cerca de 20 vezes menos do que por caminhão.

Portanto, o transporte de alimentos seria um emissor muito maior se toda a nossa comida fosse transportada de avião pelo mundo — mas isso só acontece com alimentos altamente perecíveis.

Repito: você é livre para comer o que quiser, vindo de onde vier.

Mas querer utilizar a questão ambiental para desvalorizar o agro brasileiro é falso.

A esmagadora maioria de nossas exportações de alimentos é transportada por barco, e, portanto, os quilômetros alimentares representam uma parte relativamente pequena da pegada de carbono da maioria das dietas ao redor do mundo que incluem produtos brasileiros.

Isso sem sequer considerar a maneira sustentável como produzimos, especialmente levando em conta o nosso Código Florestal.

Assim, não somos apenas um dos maiores exportadores de comida do mundo.

Somos o maior exportador de sustentabilidade do planeta.

Assine nossa

Newsletter

e fique por dentro dos novos posts e artigos, assim que estiverem disponíveis. Acompanhe através de nossos canais abaixo.