Foto notícia - Dia internacional da Terra

Dia internacional da Terra

“No princípio, criou Deus os céus e a terra.” Gn 1:1

Há mais de 5 décadas, o astronauta William Anders proclamou as palavras acima a bordo da Apollo 8, a primeira missão a voar ao redor da Lua. Quando ele olhou para a Terra a partir de 250 mil milhas de distância, fotografou a Terra atingindo o pico no horizonte da Lua. A foto, depois chamada de Earthrise, foi publicada pela Life e tornou-se a foto ambiental mais influente já feita. Dois anos depois, em 1970, a foto estimulou a criação do Dia da Terra, comemorado no dia 22 de Abril. Para comemorar o 50º aniversário do Dia da Terra, a NASA fez um vídeo sobre como o crescimento contínuo de sua frota de satélites que observam a Terra aumentou nossa visão do clima, atmosfera, terra, regiões polares e oceanos do planeta. O resultado é um panorama deslumbrante da ciência ambiental moderna. Aprecie como a tecnologia nas décadas subsequentes aumentou o conhecimento ambiental e a conscientização sobre padrões climáticos, níveis de ozônio, imagens Landsat e muito mais.

O que precisamos relembrar é que à medida que as sociedades se tornam mais ricas, as pessoas podem deixar de se preocupar com comida e saneamento e começar a se preocupar com o meio ambiente. A liberdade econômica é que faz florescer a prosperidade e, por conseguinte, a melhor garantia de proteção ambiental: a tecnologia. Nossa Embrapa Territorial é prova disto. O resultado, embora haja uma certa recusa coletiva em acreditar que o meio ambiente está melhorando, desde o primeiro Dia da Terra há 50 anos, hoje:

  • O ar é menos tóxico (a concentração de três poluentes principais – dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre e chumbo – diminuiu consideravelmente desde os primeiros dados em 1980). Um exemplo é que a gasolina não tem mais chumbo.
  • A água é mais limpa e mais segura.
  • Cada vez mais tem aumentado o uso da energia renovável, onde nosso etanol é um belíssimo exemplo.
  • A reciclagem tem aumentado. Em 1960, a taxa de reciclagem nos EUA era de apenas sete por cento. Hoje, são mais de 35%.
  • Mais lixo está sendo transformado em energia – não em aterro. Nos EUA, menos de 500.000 toneladas de lixo foram desviadas dos aterros sanitários e transformadas em energia em 1970, em comparação com 34 milhões de toneladas em 2017.
  • Estudo da Nature, em cerca de um quarto de século, entre 1982 e 2016, a cobertura global das árvores aumentou em 865.000 milhas quadradas.

É isto. É através da liberdade humana para experimentar e reimaginar o uso dos recursos naturais que temos à disposição, que podemos, cinquenta anos depois, repetir as palavras de Anders:

“Oh, meu Deus… que maravilha!”

Basta rever o vídeo.

Assine nossa

Newsletter

e fique por dentro dos novos posts e artigos, assim que estiverem disponíveis. Acompanhe através de nossos canais abaixo.